Crescem denuncias sobre ações do exército em comunidades zapatistas

969

O Centro de Direitos Humanos Frei Bartolomeu de Las Casas (Frayba) vem acompanhando as crescentes denúncias das comunidades sobre as ações do Exército Mexicano na Zona Norte do país. O temor dos moradores se deve ao fato de que o exército começou a se posicionar em diferentes pontos do estado, além de realizar uma constante mobilização via terrestre, como não se via há vários anos.

"O Centro expressa sua preocupação pela presença dos efetivos militares nessa área, dado o possível risco de agressões às comunidades, portanto exigimos que as autoridades federais e estaduais protejam em todo momento a integridade física e emocional dos moradores e retirem imediatamente o exército mexicano de tais comunidades tanto pelo risco de confrontos, como pela ilegalidade de sua presença na área", afirmam em comunicado.
 
No dia 23 de maio, os moradores das comunidades Cruz Palenque, Usipá, Retorno Miguel Alemán e Nuevo Limar, do Município de Tila, telefonaram para o centro manifestando preocupação pela presença armada de elementos do Exército Mexicano no cruzamento de Cruz Palenque y Usipá, já que parecia que iriam realizar incursões nas comunidades de Jolaco, Usipá, Cruz Palenque e Nuevo Limar com motivos desconhecidos.
 
Nos dias 19 e 20 de maio, moradores de São Jerônimo Tulija, Município oficial de Chilón e Município Autônomo Rebelde Zapatista Ricardo Flores Magón, já haviam denunciado ações militares. Eles perceberam o sobrevôo de um helicóptero militar. Depois, localizaram a aproximação de um comboio motorizado formado por veículos do Exército Mexicano e da Agência Federal de Investigações.
 
Moradores de São Jerônimo Tulija disseram que não há motivo que justifique essas inspeções e a presença dos integrantes das forças armadas, no entanto não descartam que qualquer pretexto sirva para agredir os moradores do Município Autônomo Rebelde Zapatista Ricardo Flores Magón, pertencente a Caracol de La Garrucha.
 

 

También podría gustarte
Deja una respuesta

Su dirección de correo electrónico no será publicada.


El periodo de verificación de reCAPTCHA ha caducado. Por favor, recarga la página.

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.