APOIO AO MANTENIMENTO DO STATUS DE MINISTÉRIO
DA SECRETARIA ESPECIAL DE DIREITOS HUMANOS
A Rede Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte (REDH-RN) repúdia a decisão do Governo Federal do Brasil de tirar o status de Ministério, com as atribuições que dele derivam, à Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) e vincular esta última ao Ministério da Justiça. Por isso, juntamos nossa voz à de grande parte da sociedade civil brasileira e lhe convidamos a aderir a esta nota enviando mensagens às autoridades abaixo listadas.
A informação veiculada pela Presidência da República no último dia 12, de que a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) perde o status de Ministério e se vincula ao Ministério da Justiça causa descontentamento, pois pode representar um retrocesso na capacidade do Estado de atuar na defesa e promoção dos direitos humanos.
A medida anunciada não contribui para a implementação da política de Direitos Humanos em articulação com as políticas públicas desenvolvidas pelo Governo Federal, nem para a superação da demanda acumulada, há décadas, pelos setores mais necessitados da sociedade brasileira.
O status de Ministério é essencial para o enfrentamento das violações e a manutenção de uma visão estatal que priorize os DIREITOS HUMANOS. Consideramos que tal recuo gera perplexidade e desesperança por parte da população de nosso país e aponta para o enfraquecimento das relações entre sociedade civil organizada e o Governo Federal, assim como representa um duro golpe na imagem do Estado brasileiro na comunidade internacional.
ENVIAR PARA
Presidente Luís Inácio Lula da Silva
Fax (61) 34112222 – pr@planalto.gov.br
Ministra Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Rousseff
Fax (61) 33211461 – casacivil@planalto.gov.br
Secretário Geral Luiz Dulci
Fax (61)33221459 – sg@planalto.gov.br
Chefe de Gabinete do Presidente, Dr. Gilberto Carvalho
Fax (61) 32240289 – gabpr@planalto.gov.br
Ministro Celso Luiz Nunes Amorim
Fax (61) 34116993 – clamorim@mre.gov.br
—————————————-
Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos – RN
tecidosocial@dhnet.org.br
Los comentarios están cerrados.