Facespam, chatwitter e a relevância na internet

2.086

Estou inscrito em diversos grupos no Facebook e no Linkedin. Note que disse «estou inscrito» e não «participo», porque no segundo caso seria necessário envolvimento e interação, o que sinceramente não tenho oferecido —você compreenderá o porquê no decorrer deste texto.| TOM COELHO.*

 

Todos os homens são importantes para si mesmos.
Samuel Johnson.

 

Recentemente recebi uma mensagem do fundador de um destes grupos. Ele informava que havíamos chegado a 1500 participantes, mas reconhecia que isso era apenas um insólito número, porque uma ação recente para divulgação de obra literária de um dos membros —sim, o grupo é formado por escritores, autores e editores— teve a adesão de apenas três pessoas.

 

Para quem gosta de matemática, 0,2%. Como parâmetro, há 20 anos uma singela mala direta despachada pelo correio era considerada bem sucedida quando alcançava retorno da ordem de 3%.

 

Vamos aos fatos. Inicialmente, o e-mail está na UTI. Ferramenta de comunicação sem precedentes, que aposentou o fax, permitindo com maior objetividade compartilhar texto, som e imagem, está sucumbindo por seu mau uso, em especial pelo envio indiscriminado de mensagens não autorizadas.
Hoje, um e-mail tem que passar por vários filtros para chegar ao destino.
Primeiro, os sistemas antispam. Depois, o lixo eletrônico. Finalmente, se vencer estas duas etapas, caindo na caixa de entrada do destinatário, restará saber se a mensagem será aberta —e lida.

 

Neste interlúdio surgiram as redes sociais para contemplar a latente demanda por visibilidade destes tempos modernos. É como se cada pessoa assumisse o protagonismo de seu reality show particular tornando público a cada instante o que faz, por onde anda e o que pensa.

 

Neste contexto, falta discernimento na hora de postar uma mensagem qualquer e o resultado é que também estes canais estão sendo prostituídos.
É assim que o Facebook está se tornando o novo celeiro de spams – um autêntico Facespam. O volume de notificações cresce exponencialmente.Experimente reunir todas as mensagens recebidas no decorrer de um dia e depois selecione aquelas que lhe pareçam interessantes ou mostrem-se dignas de leitura.

 

Com o Twitter não é diferente. Mecanismo fantástico para comunicação objetiva e instantânea —exemplo de sua efetividade foi a interação entre parentes distantes após o terremoto que afligiu o Japão em março de 2011— tem sido utilizado para difusão de mensagens descartáveis ou absolutamente insignificantes.

 

Um exemplo recorrente, adotado por muitos, é o envio de citações de personalidades – frases motivacionais que cabem como uma luva no restrito espaço de 140 caracteres. É por isso que o denomino chatwitter: porque seguir alguém que usa deste tipo de expediente é uma tremenda chatice!

 

O nome do jogo, no que tange à comunicação atual, é relevância. Assim, procure abordar temas que possam impactar positivamente as pessoas de seu círculo de relacionamentos que desfrutem de interesses comuns. Tenha em mente que menos é mais.

 

Além disso, procure gerenciar o tempo destinado ao acesso às mídias sociais. Determine quantos minutos você irá dedicar a esta atividade, acessando as redes apenas duas vezes por dia, no início do expediente ou no intervalo de seu almoço e ao término da jornada de trabalho. No decorrer do dia, feche as janelas, evitando a tentação de dar uma «espiadinha» no que estão escrevendo.

 

Receber atualizações pelo celular é outro expediente que deve ser analisado com critério, justamente porque a maioria das mensagens não tem qualquer importância, funcionando como autênticos desperdiçadores de tempo. Estamos nos tornando escravos cibernéticos, dependentes de smartphones e voltados a relacionamentos superficiais formados por centenas a milhares de «amigos» virtuais. Entretanto, paradoxalmente estamos cada vez mais isolados e menos sociáveis…

 

Tenha a tecnologia como sua aliada. As redes sociais devem estar a seu serviço – e não você a serviço delas.
——
* Educador, conferencista e escritor.
É autor de Somos Maus Amantes – Reflexões sobre carreira,
liderança e comportamento
(Flor de Liz, 2011), Sete Vidas – Lições para construir seu equilíbrio pessoal e profissional (Saraiva, 2008) e coautor de outras cinco obras.

www.tomcoelho.com.br
www.tomcoelho.com.

También podría gustarte
Deja una respuesta

Su dirección de correo electrónico no será publicada.


El periodo de verificación de reCAPTCHA ha caducado. Por favor, recarga la página.

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.